terça-feira, fevereiro 13, 2007

Jose Marti (1853-1895)


Jose Marti é o mais respeitado e admirado heroi Cubano. Filho de pais espanhois, cedo se demarcou das suas origens e enveredou por um objectivo claro. Lutador de convicções e nobres causas, Marti destacou-se pelo seu empenho na luta pela independência de Cuba em relação a Espanha.

O seu papel em busca da independência, revelaram as suas qualidades de escritor e revolucionário. Marti escrevia regularmente para um jornal clandestino e separatista "El Diablo Cojuelo" onde deu grande incentivo ao povo Cubano com vista à revolta contra os colonizadores. Acabou por ser processado e condenado a 6 anos de prisão, pelo governo espanhol, por posse de papeis revolucionários.

Encontrou a morte a 19 de maio de 1895, quando comandava um grupo de patriotas Cubanos, durante a luta contra os espanhois. Morreu lutando pelo que mais acreditava e desejava: a liberdade, os ideais justos e um futuro melhor.

Como forma de vingança, os espanhois mutilaram o seu corpo e exibiram-no à população. Foi enterrado em Santiago de Cuba, alguns dias mais tarde.

Hoje, quem visita Cuba, verifica que Jose Marti está por todo o lado, em inúmeras estátuas, memoriais, praças e museus. O ideal de Marti continua a viver e a guiar os cubanos que o respeitam e sempre respeitarão como maior heroi Cubano e mártir da independência. Para Marti, toda a gratidão dos amigos de Cuba!