quinta-feira, julho 26, 2007

26 de Julho - A vitória das ideias

Hoje é feriado em Cuba e comemora-se o dia da Rebeldia Nacional. A data assinala o inicio da revolução, com o assalto ao quartel de Moncada (perto de Santiago de Cuba).

Fidel liderou um grupo de revolucionários e sonhadores rumo a um banho de sangue. O objectivo inicial era tomar o quartel e as suas armas para, a partir daí, levar a revolução a toda a ilha. Cuba estava mergulhada no caos, sob o controlo dos grupos de crime organizado que detinham o monopólio do jogo e da prostituição.

O golpe foi um fracasso total e a maioria dos revolucionários foram mortos durante a operação militar. Os sobreviventes (entre eles Fidel, Raul e Camilo Cienfuegos) foram capturados e julgados.

Todos foram condenados a pesadas penas de prisão, mas ao fim de pouco mais um ano, benificiando de uma amnistia do então presidente Fulgêncio Batista foram libertados e exilados no México.

Foi nesta altura que conheceram El Che e se reorganizaram para voltar a Cuba, dispostos a morrer na luta pela liberdade do seu povo. Regressaram, a bordo do Granma, e fizeram a tão desejada revolução.

Mais uma vez Cuba prima pela diferença. Não se comemora a data de triunfo da revolução (que seria a 1 de Janeiro), mas presta-se tributo aos primeiros herois que perderam a vida em nome de um sonho.

O 26 de Julho representa uma derrota militar mas uma estrondosa vitória das ideias, porque tal como Fidel já disse: "As ideias são mais fortes que as armas, por mais sofisticadas e poderosas que estas sejam"!

Este é um exemplo de coragem e preserverança de muito valor. A revolução nasceu de um sonho e o sonho venceu!

Neste 26 de Julho, exactamente uma semana depois de eu ter deixado Cuba pela última vez, deixo o meu sentido obrigado a todos quantos me mostram que vale a pela lutar pelos sonhos e influenciaram a minha vida nesse sentido.

Do fundo do coração um grande HASTA LA VICTORIA SIEMPRE!

Venceremos, ou morreremos a tentar!


5 Comments:

At 10:39 da tarde, Blogger Rute Martins said...

Obrigado eu... por este blog q permitiu conhecer cuba e a revolução através de textos super interessantes... é uma pena q termine... pq acho q havia ainda muito mais para dizer...

Mas estaremos contigo, certamente, noutras aventuras...

HASTA LA VICTORIA SIEMPRE!

 
At 6:47 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Camarada

Obrigado pelo que partilhaste, pelo que mostraste e pelo que elucidaste.

É importante lembrar o que foi e desta forma poder pensar nos ensinamentos que daqui sairam.

Mais do que a publicidade e marketing À volta de Cuba (boa e má) este blog deu-nos uma coisa muito importante, os ensinamentos da revolução, aquilo que motiva as pessoas e que as leva a sonhar.

Isso não deveremos esquecer e claro seguimos o rumo das ideias justas e teremos de vencer. Se não vencermos então iremos morrer a tentar.

Abraço y hasta siempre compañeros

 
At 11:04 da manhã, Blogger fenix said...

Pedrinho

Apesar de não partilhar dos ideais politicos aqui assumidos, a verdade é que gostei de conhecer um pc mais de Cuba e da sua historia antes mesmo de conhecer o País.
Valeram a pena os posts que falavam dos acontecimentos históricos.
Já aqueles que falavam da revoluçao e de como as coisas tinham mudado, só posso dizer que vi ao vivo o que já pensava que iria ver... o lado negro da revoluçao e do sonho: um povo oprimido e com imensas necessidades....
Viva a liberdade de pensamento, de discurso e possibilidade de opçao que nós temos, mesmo não vivendo num sistema politico perfeito....

 
At 3:24 da tarde, Blogger Marco said...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At 3:27 da tarde, Blogger Marco said...

Revolução... Segundo uma placa que estava num hotel de Varadero em 2001, "Revolution es no mentir jamás ni violar principios éticos...".

Existem dezenas de descrições do que será uma Revolução, mas talvez esta demonstre muitos dos valores que se quiseram transmitir ao Povo Cubano.

O princípio da Revolução está dentro de cada um de nós e cabe-nos a tarefa de mudar e revolucionar a nossa vida, caso não estejamos satisfeitos.

Os valores transmitidos por Cuba são também estes. Baixar os braços é morrer.

Como alguém referiu um dia:
"Hasta la victoria siempre... em tudo na vida".

 

Enviar um comentário

<< Home