segunda-feira, junho 25, 2007

Sierra Maestra

A Sierra Maestra é um dos locais mais importantes na história da Revolução Cubana. Situada na zona oriental da ilha, perto de Santiago de Cuba, foi aqui que os sobreviventes ao desembarque do Granma se refugiram e organizaram.

Os meios eram muito escassos e as suas maiores armas na luta contra o bem equipado exército de Batista, com cerca de 10 mil homens, eram a força das suas ideias e o desejo de liberdade.

Fidel comunicava regularmente com o povo Cubano através de um emissor de rádio, onde transmitia as vitórias dos rebeldes e apelava a todos para se juntarem ao movimento que estava a libertar a ilha.

A força e a motivação libertadora de Cuba era algo quase inexplicável. As cidades, uma após outra, estavam a caír nas mãos dos revolucionários. Graças aos grandes estrategas militares Camilo e Che, que juntamente com Fidel e as suas qualides de orador e líder foi possível vencer um exército infinitamente mais poderoso.

Um dia um jornalista estrangeiro, conseguiu entrevistar Fidel na Sierra Maestra e foi aí que percebeu a debilidade dos seus meios e o número muito reduzido dos seus homens. Ao perguntar a Fidel, se esperava triunfar com aqueles meios disponíveis, el Comandante respondeu: "Eu não me governo com os homens que tenho. Eu governo-me com os homens que eles (exército de Batista) pensam que eu tenho."

E foi mesmo assim. A eficácia das tropas de El Comandante era tamanha, que o adversário jamais imaginaria que seriam tão poucos e tão mal armados.

Mais uma vez se provou que a força das armas não é nada, sem a força das ideias. A revolução triunfou e mesmo a partir da Sierra Meastra Fidel começou a governar o país. Milhões de cubanos tiveram pela primeira vez um professor, um médico e a dignidade por que lutaram.

Venceremos!

2 Comments:

At 12:29 da tarde, Blogger Rute Martins said...

Estou sempre a aprender neste blog... mt obrigado!!!

 
At 2:43 da tarde, Anonymous Anónimo said...

E é isso que tantas vezes copiado nem sempre resultou da mesma maneira...Uma revolução para o povo que ganha o povo para a sua causa.

Este movimento deu origem a coisas tão dispares como as guerras na Africa Colonial principalmente aquelas de poucos meios em terras pequenas, pois essas precisavam das pessoas...E atá mais recente à resistencia timorense que seguia o mesmo principio. Fugir para as montanhas e resistir daí para ganhar a população.

Uma lição importante de como se faz a guerra com as ideias

 

Enviar um comentário

<< Home