sexta-feira, maio 11, 2007

Camilo Cienfuegos

Camilo Cienfuegos Gorriarán, nasceu a 6 de Fevereiro de 1932 e faleceu a 28 de Outubro de 1959. Foi um revolucionário cubano, nascido em Calabazar de Sagua.

Participou em actividades clandestinas contra o presidente de Cuba, Fulgêncio Batista, e foi um importante protagonista da Revolução Cubana. Ao lado de Fidel Castro, Che Guevara e Raúl Castro, Camilo era um dos principais líderes da luta armada. Diz quem viveu nessa época, que Camilo era o verdadeiro líder e a "alma" da Revolução.

Morreu vítima de um misterioso acidente de avião. Durante um voô de Camaguey para Havana, o avião de Camilo desapareceu no oceano. O seu desaparecimento causou grande impacto em toda a população, que durante vários dias procurou vestígios do líder guerrilheiro, sem obter sucesso.

Rapidamente, Cienfuegos tornou-se num dos mártires da revolução. Em sua homenagem existe em Cuba uma cidade com o seu nome e todos os anos, no dia 28 de Outubro, as crianças cubanas lançam flores ao mar. Che Guevara, que se tornou um dos seus grandes amigos, também prestou o tributo a Camilo, dedicando-lhe o seu livro "Guerra de Guerrilhas".

1 Comments:

At 4:45 da tarde, Anonymous Anónimo said...

São estas histórias que fazem a diferença entre esta e outras revoluções...Que esta tem ideias justas e as outras se calhar não.

Hasta la vitoria...

 

Enviar um comentário

<< Home