domingo, agosto 13, 2006

Feliz cumpleaños Fidel! 80 Más!

Passam hoje 80 anos sobre o nascimento de uma das mais carismáticas e enigmáticas figuras da história do seculo XX.

Fidel Castro Ruz nasceu em Biran, Cuba, a 13 de agosto de 1926. Vitima de problemas familiares na sua cidade natal, cedo se muda para La Habana onde estuda num colégio Jesuíta.

Anos mais tarde ingressou na universidade de Havana onde tirou o curso de direito. Durante o seu tempo de estudante era habitual faltar ás aulas para proferir discursos inflamados contra a situação caótica em que o país estava mergulhado.

As suas qualidades de líder e orador foram largamente reconhecidas no meio universitário e isso valeu-lhe uma chamada ao então presidente Fulgêncio Batista, para o aliciar com um cargo de ministro a troco do seu silencio. O então estudante, fiel aos seus principios, recusou a oferta de Batista e ainda o avisou que revoltaria contra ele, caso a situação em Cuba não se alterasse.

Assim, em 26 de julho de 1953, Fidel comanda o fracassado assalto ao quartel de Moncada, numa tentativa de derrubar o regime vigente na ilha.

Foi julgado e condenado a 15 anos de prisão. Durante o julgamento proferíu uma frase que ficou para sempre: “A história absolver-me-á!”. Cumpriu dois anos de prisão, e beneficiando de uma amnistia foi libertado. Parte para o México onde conheceu Ernesto Che Guevara e juntos preparam o regresso a Cuba.

O objectivo era muito claro: fazer uma revolução, devolver cuba aos cubanos e lutar pelos direitos e pela liberdade do seu povo.

Após um ano de luta armada a revolução e os seus ideais triunfaram. Fidel entra triunfalmente em Havana a 8 de Janeiro de 1959.


Desde então, tem governado Cuba com base nos ideais em que acredita. Sempre coerente e fiel aos principios que construiram o sonho de um povo que ele libertou, El Comandante será para sempre acarinhado pelas pessoas que aceditam que o mundo em que vivemos pode ser melhor do que é!

No dia em que se comemora os seu 80 anos, pedimos mais 80 de Fidelismo e vitórias das ideias justas.

Nadie nos detera!

Patria o muerte!

Venceremos!