segunda-feira, abril 09, 2007

El cañonazo de las nueve



Havana é uma cidade com História e histórias... O cañonazo, é apenas mais um tibuto ao passado e aos defensores da cidade. Por alturas de 1700, Havana era o centro geoestratégico da corôa espanhola, na América Latina. Era nesta cidade que se concentravam todos os tesouros e riquezas provenientes das outras colónias espanholas, antes de serem embarcados rumo a Espanha.

Tal riqueza tornou-se cobiça de piratas e corsários, que por muitas vezes empreenderam assaltos e saques ao porto da cidade (situado da baía de Havana).

Para resolver esta situação, foi construída uma barreira, que fechava a entrada na baía de Havana todos os dias às 9 da noite, para re-abrir na madrugada seguinte, por volta das 5 da manhã.

O fecho da baía era precedido de um tiro de canhão, que avisava a população da interdição à navegabilidade na baía. Daqui ficou o nome de cañonazo de las nueve.

Presentemente, todos os dias, às 9 da noite existe uma cerimónia, com cerca de 15 minutos, no forte de Havana, que recria este episódio histórico da cidade (culminando com um tiro de canhão).

1 Comments:

At 11:29 da tarde, Blogger fenix said...

Eu quero ver e ouvir a cerimonia!!

 

Enviar um comentário

<< Home