sexta-feira, maio 25, 2007

Tiburones!!!


Além do muito que já se referiu que se pode visitar em Cuba, a ilha possui sítios fantásticos para os apreciadores da vida marinha e mergulho.

As águas claras, com visibilidade até 50 metros e temperatura média de 26 graus abrigam uma vida marinha extremamente variada, composta por recifes e paredões habitados por uma infinidade de peixes tropicais, esponjas, algas, moreias, garoupas, raias e tubarões (...não é logo convidativo a um mergulho?). Em profundidades maiores podem-se encontrar os famosos corais negros, típicos do Caribe e dos mercados de Havana e Varadero.

O local de mergulho mais frequentado é a Ilha da Juventude, a 130 Km de Havana, ao sul do país. Existem várias possibilidades para lá chegar, desde um barco no porto Batabanó até ao avião, sendo esta a forma mais emotiva de viagem, pois apenas antigas carcaças soviéticas voam para a ilha. Esta foi igualmente o cenário que inspirou o escritor Louis Stevenson a escrever o clássico "A Ilha do Tesouro"... O local é muito isolado e as acomodações apenas regulares.
A agitação fica em Playa Larga e Playa Girón, ao sul de Matanzas. Em jovem, Fidel Castro foi um entusiasta da caça submarina, chegando inclusivemente a organizar uma etapa do campeonato mundial de 1967 em Cayos Avalos... O Comandante continua a ser uma fonte de surpresas...

Para quem for a banhos apenas em Varadero, não haverá preocupações... Os tubarões não chegam lá... Isto segundo os locais, aqueles que alugam as "gaivotas"...

Pelo sim, pelo não, há que estar atento às barbatanas...

3 Comments:

At 6:06 da tarde, Blogger Pedro Vieira da Silva said...

Gostei de ver o Nemo a nadar em águas cubanas...

Em Varadero não há tubarões! As barbanas que se vêm fora de água são dos golfinhos.

Eu cá vou estar atento... Mais vale prevenir!

 
At 7:15 da tarde, Blogger Rute Martins said...

Eu também acho pá... sempre alerta!!!!
Acho q os tubarões não entram nas Revoluções....

 
At 11:06 da tarde, Blogger fenix said...

E cá vou abrir bem os olhos... até porque não sei nadar...

 

Enviar um comentário

<< Home