terça-feira, novembro 14, 2006

La Habana


Depois de ter escrito sobre o Malecon, nada melhor que deixar aqui uma mostra sobre a cidade que acolheu Eça de Queirós (como consul de Portugal).

Havana (La Habana em castelhano, e como é carinhosamente tratada pelos seus habitantes) é a capital e a maior cidade de Cuba. Tem cerca de 2,4 milhões de habitantes. Cidade de uma rica tradição histórica e cultural, caracteriza-se por ser eclética e monumental ao mesmo tempo.

Sendo a área onde hoje se situa já conhecida por colonizadores espanhóis em 1514, com o nome de Villa de San Cristóbal de la Habana, a sua localização actual, junto ao porto de Carenas, só aconteceu em 1519, ano oficial da fundação.

Chamada a Cidade das Colunas pelo escritor Alejo Carpentier, tem uma área metropolitana de mais de 750 km² e está constituída por numeroso bairros entre os quais se destacam El Vedado, El Cerro, La Víbora, Miramar, Marianao, Santos Suárez entre outros.

No século XVII tornara-se uma das mais importantes cidades da Caraíbas e centro de construção naval. O seu centro histórico contém uma interessante mistura de monumentos barrocos e neoclássicos, bem como um conjunto homogéneo de casas particulares com arcadas, varandas, portões e pátios.

Havana é local de importantes eventos culturais de caráter internacional tais como o Festival de Ballet de Havana, o Festival do Novo Cinema Latino-Americano, O Festival de jazz Jazz Plaza e O Festival Internacional de Guitarra Leo Brower. Cidade natal do poeta e escritor modernista José Martí, é conhecida como a chave do Novo Mundo por sua localização estratégica. Cidade que tem inspirado durante séculos poetas, literatos e músicos e que continua a cativar quem a conhece.

Havana é a cidade que primeiro se estranha mas depois entranha-se, e muito!

4 Comments:

At 3:55 p.m., Blogger Marco said...

Parabéns pelo post, Rei! La Habana entranha-se mesmo... No espírito e no corpo!!!

 
At 9:03 p.m., Blogger fenix said...

Quero ver ao vivo se sempre se entranha :)

 
At 2:02 p.m., Blogger fenix said...

Espero ver ao vivo para o proximo ano essa cidade que tanto falas :)

 
At 1:33 a.m., Blogger Pedro Vieira da Silva said...

Podes ver ao vivo, mas Havana não se vê... Havana sente-se!

 

Enviar um comentário

<< Home